Mariaraquelbarbosarocha’s Blog

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A Escola Municipal Jacinto Silveira Neto ocupa uma grande área e está estruturada em 02 prédios de um só pavimento. Atende a 575 alunos do ensino fundamental, distribuidos nos  03 turnos. Nos turnos matutino e vespertino atende a estudantes do 1º ao 9º ano  com 18 turmas.  Atende no noturno a 04 turmas do 8º e 9º ano e EJA  perfazendo um total de 22 turmas. No primeiro prédio temos 02 salas que funcionam  como sala de  direção/supervisão pedagógica 01 almoxarifado para materiais didáticos e matériais de limpeza,  instalações sanitáriás masculina e feminina, 01 sala de professores, sanitário dos funcionários e 05 salas de aula. No segundo predio, ligado ao primeiro porduas  passarelas cobertas, temos04 salas de aula, instalações sanitárias, cantina, despensa, refeitório e biblioteca.

     O quadro de servidores é constituído de:

·         Diretor                      01

·         Vice-Diretor             01

·         Secretária                01

·         Professores             42

·         Especialistas          03

·         Auxiliares de Secretaria               02

·         Auxiliares de Serviços Gerais     12

·         Assistentes de Turno                    01

·         Guardas                                          03

·         Bibliotecária                                   01

·         Professores Recuperadores       02

 

            O corpo docente da escola é constituído por professores da cidade de Capitão Enéas e Montes Claros. Em sua maioria possuem graduação e  especialização em sua respectiva área de atuação, os demais estão em processo de  graduação. Na medida do possível, os mesmos estão buscando aprimorar seus conhecimentos através de cursos, palestras, oficinas e outros.

Os professores têm articulado os conhecimentos socialmente produzidos  com experiências dos alunos, de modo que estes possam aprender os conhecimentos científicos e aplicá-los em situações do cotidiano.     

Em relação aos estudantes deste educandário, todos estão regularmente  matriculados e residem nos bairros próximos e zona rural. Muitos são arrimo de  família, no caso do turno noturno, que precisam sair para trabalhar fora e acabam  sendo prejudicados quanto a aprendizagem.    

            No que concerne à sexualidade, percebe-se que há dificuldade de diálogo  entre pais e filhos sobre o assunto. A falta desse entrosamento tem resultado, entre alguns jovens e adolescentes, numa prática sexual precoce e inconseqüente. Além  disso, o baixo poder aquisitivo tem influenciado a prostituição de adolescentes.

            Em relação ao desempenho escolar, vários alunos embora tenham  objetivos de prosperar na vida, acomodam-se perante situações que julgam  empecilho para a construção de seu conhecimento. Outra questão relevante é o afastamento dos estudantes das atividades escolares em busca de trabalho em outros lugares e ou acompanhando os pais que estão sempre nessa peregrinação em busca de trabalho. Estas são algumas das causas que tem comprometido o desempenho escolar, além de provocar a evasão de alguns. Os estudantes que retornam sentem-se desestimulados em desenvolver as atividades propostas pelo professor que visa compensar o período em que os alunos estiveram ausentes. Outro fator que prejudica a aprendizagem é o baixo poder aquisitivo de muitos alunos.Nota-se que são desnutridos e vão para a escola no intuito apenas de merendar. As famílias em grande parte são desestruturadas. Pais separados, mães solteiras, outros são criados pelos avós…
            Percebe-se que muitos estudantes tem apresentado dificuldades de leitura, interpretação e compreensão de texto. Há também casos de indisciplina e descompromisso com os estudos.         

            Objetivando solucionar o problema do comodismo, busca-se apoio familiar, visto que este apoio é imprescindível no processo ensino-aprendizagem.
            O atendimento pedagógico é feito nos três turnos. As especialistas coordenam os planejamentos, projetos, ciclos de estudos, reuniões e fazem acompanhamento junto com os professores sobre a aprendizagem dos alunos.          

            O pessoal de apoio além dos Especialistas de Educação são: a Diretora, Vice-diretora, Auxiliares de Secretaria, Professor em uso de biblioteca, Professores Recuperadores, Auxiliares de Serviços Gerais, como também pelo órgão Municipal de Educação, composta pela Secretaria Municipal de Educação, Secretário Adjunto, Pedagoga, Auxiliar de Secretaria.

            Todos procuram aprimorar seus conhecimentos através de cursos de capacitação, visando o aperfeiçoamento profissional.

            A secretaria é um órgão auxiliar da diretoria na administração deste estabelecimento de ensino.  Os servidores que aí atuam, organizam e atualizam toda a documentação da escola.

A biblioteca não tem espaço físico adequado e seu acervo é insuficiente, pobre e desatualizado. Falta material de apoio e pesquisa em todas as disciplinas e séries.

            As salas são amplas e arejadas e as carteiras estãõ em bom estado de conservação.            

A cantina possui bom espaço físico para funcionamento.

A merenda é servida no refeitório, que é bastante amplo. A merenda é de boa qualidade, apesar da escassez de recursos. Os servidores que atuam na cantina são responsáveis pela preparação da merenda e limpeza do ambiente escolar.

Quanto às aulas Educação Física, são ministradas no pátio da escola o que atrapalha muito as outras aulas, pois são no mesmo horário e se trata de aulas dinâmicas e barulhentas. Daí a necessidade da construção de uma quadra poliesportiva para facilitar a prática dessa disciplina, que faz parte da Base Nacional Comum.

A escola necesssita ainda de uma sala de áudio-visual. A TVe vídeo ficam na biblioteca dificultando assim a utilização destes recursos para dinamizar, atualizar e ou diversificar o trabalho pedagógico.

 

O mobiliário, os equipamentos e os recursos da escola são:

·         01 televisor 20 polegadas;

·          01 video cassete;

·         01 aparelho microsystem;

·         01 caixa amplificada;

·         01 microfone;

·         02 máquinas de datilografar;

·         01 mimeógrafo;

·         01 Computador com impressora;

·         01 mesa para computador;

·         01 armário escaninho para professores;

·         02 armários de madeira;

·         05 arquivos;

·         02 conjuntos para secretaria (mesa e cadeiras);

·         01 mesa com cadeiras (sala dos professores);

·         01 mesa grande com cadeiras (biblioteca);

·         08 conjuntos para professor (mesas para sala de aula);

·         01 forno;

·         estantes de aço (biblioteca);

·         01 geladeira;

·         01 fogão industrial;

·         01 congelador;

·         01 bebedouro;

·         fitas de vídeo;

·         livros para pesquisa;

·         dicionários;

·         livros didáticos;

·         obras literárias infanto-juvenis;

·         mesas da sala da diretora e supervisão.

                  Em relação aos recursos flnanceios, os mesmos são provenientes do governo municipal, governo estadual e federal e aplicados de acordo com as necessidades da escola.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: