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AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM


Em relação a avaliação da aprendizagem a LDB em seu artigo 24, inciso V, ressalta que:

a)     “… a verificação do rendimento escolar obseivará os seguintes critérios:
 Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com pre valência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;

b)     Possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar;

c)      Possibilldade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado;

d)     Aproveitamento de estudos concluídos com êxito;

e)     Obrigatoriedade de estudos de recuperação de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento,a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.”

            A LDB afirma que ainda que os estudantes devem ser avaliados ao longo do ano e não apenas nos eventuais períodos de provas finais. Desse modo a avaliação deve ser contínua e cumulativa sendo que “os aspectos qualitativos” do aproveitamento escolar sejam considerados mais importantes que os “aspectos quantitativos”, ou seja, o progresso no estudo deve ser mais relevante que o desempenho nas provas.

            Baseando-se nessa concepção “a verificação do desempenho escolar busca avaliar o grau de desenvolvimento do aluno, conhecer dificuldades e possibilidades, a fim de programar ações educacionais necessárias”. Parecer
1132/97.
            Nesse sentido a avaliação subsidiará o professor com elementos para uma reflexão contínua sobre sua prática, sobre a definição de novos objetivos e metodologias que possam auxiliar os estudantes a vencer as dificuldades de aprendizagem apresentadas. Para os estudantes, é o instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades para reorganização de seu investimento na tarefa de aprender. Para a escola, esta avaliação fornece dados concretos, de modo a apresentar as dificuldades de aprendizagem, além de elucidar quais aspectos demandam maior apoio das ações educacionais.

            Compreende-se que para obter informações específicas sobre o processo ensino-aprendizagem faz-se necessária a utilização de diversos instrumentos e situações de verificação de aprendizagem, pois desse modo haverá maior possibilidade de avaliar as diferentes capacidades e conteúdos curriculares em jogo e, por outro lado contratar os dados obtidos e observar a transferência das aprendizagens em contextos diversificados. Desse modo os docentes deverão utilizar diversos instrumentos de avaliação como: observação, relatórios, sinopses, testes, auto-avaliação, portifólio, provas e outros, objetivando proporcionar aos estudantes diferentes formas de expor seu aprendizado.

            Os resultados obtidos a partir das avaliações deverão ser registrados nos diários de classe pelo professor, sendo que estes deverão ser analIsados, tendo em vista a reorganização da ação e reflexão do docente visando atender as necessidades e o bom desempenho dos estudantes. 


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