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DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO

            A organização do tempo escolar se baseia na formação integral do ser humano, que é co-participante das transformações existentes na sociedade vigente. Desse modo, enfatiza-se o desenvolvimento de uma educação que possibilite aos educandos a apropriação de conhecimentos socialmente elabõrados e acumulados ao longo da história humana.

            Nessa perspectiva a educação integral proporcionará o desenvolvimento de habilidades e atitudes que estimulam e fortaleçam os princípios da justiça, da solidariedade, da moral e da ética. Assim, o ensino fundamental, objetivando desenvolver habilidades e competências dos estudantes, organiza-se em ciclos de progressão continuada até o 5º ano, para os alunos de 06 a 10 anos e série para os alunos de 11 a 14 anos de idade.

            Entende-se que a organização em ciclos com progressão continuada possibilitará um “currículo e programas mais globalizantes, interdisciplinar, com metodologias que favoreçam aprendizagens mais significativas e integradoras do conhecimento que por sua vez estará mais relacionado a aspectos sociais e vivências do aluno”. (Mendes — 2000).

            A organização em ciclos possibilita também maior tempo para que o estudante aprenda o conhecimento de modo que considera-se o ritmo de aprendizagem de cada um. Coerente com esta concepção, agrupa-se os estudantes conforme faixa etária ou estágio de desenvolvimento bio-psico-social semelhante (parecer 1132/97).

            O Ensino Fundamental é obrigatório. Visando integrar maior número de crianças nesta modalidade de ensino, ele foi ampliado para 09 anos.

            A Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 afirma que a educação básica tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Esta educação deve ser ministrada baseando-se nos seguintes princípios:

              I.      Direito ao acesso e à permanência do educando na escola;

            II.      Liberdade de aprendizagem do aluno;

          III.      Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;

         IV.      Valorização do profissional da educação escolar;

           V.      Gestão democrática do ensino público;

         VI.      Garantia do padrão de qualidade;

       VII.      Valorização da experiência extra-escolar.

O Ensino Fundamental tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:

              I.      O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

            II.      A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

          III.      O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

         IV.      O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social. 


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